Como lidar com o medo do Investimento?

Um mercado de ações acidentado pode oferecer uma grande carona. Para muitos, nada se compara à emoção de saber que fez um grande investimento em determinada ação ou fundo.

Mas quando o mercado de ações começa a cair, surgem temores sobre o investimento. Esses medos podem assumir sua capacidade de administrar seu dinheiro e investimentos com sucesso, a menos que você os enfrente de frente.

Ideias de Warren Buffett sobre o medo de investimentos

Considere o conselho do financista Warren Buffett:

De acordo com Buffet, as pessoas que colocam dinheiro no mercado de ações devem fazê-lo com uma visão de longo prazo. Você precisa estar confortável com as perdas de curto prazo para colher os frutos dos ganhos de longo prazo.

Curiosamente, Buffet postula que as duas emoções mais vivenciadas por quem investe no mercado de ações são a ganância e o medo.

Buffet acredita que o público fica para trás quando se trata de administrar seus sentimentos durante as flutuações do mercado. Os investidores mais inteligentes fazem o oposto do que a maioria dos investidores faz.

Quando “todo mundo” está dizendo como o mercado de ações está indo bem e discutindo o incrível crescimento de suas ações e fundos, é hora de ficar desconfiado. Em outras palavras, não siga a multidão quando se trata de sua carteira de investimentos.

Por outro lado, quando o mercado está em baixa e os temores de todos os investimentos estão em alerta máximo, esse é o melhor momento para comprar. Seu raciocínio é que, como tudo custa menos em um mercado em baixa e estamos no mercado para o longo prazo, é provável que tenhamos lucro a longo prazo.

Pontos adicionais para ponderar sobre seus medos de investimento

O mercado de ações vai subir e cair. Aceite o fato de que investir no mercado de ações é imprevisível. É o que é. Mesmo se você for um analista de ações, não pode prever com precisão perfeita quais ações e fundos irão disparar e quais irão afundar.

Pergunte a si mesmo como você pode aplicar os sábios conselhos de Warren Buffet à sua carteira de investimentos.

Leve sua situação atual em consideração: se você está prestes a se aposentar em 5 anos, pode não ter tempo suficiente para investir em ações de crescimento agressivo e experimentar crescimento. No entanto, se você ainda tem mais 15 ou 20 anos trabalhando e economizando, a lógica de Buffett pode funcionar para você.

Esteja vigilante ao diversificar sua carteira de ações. A diversificação fornece alguma proteção embutida contra grandes perdas no mercado de ações.

Evite deixar seu medo correr solto. É melhor não permitir que o medo o consuma a ponto de se privar de oportunidades de investir e colher benefícios de longo prazo.

Enfrentando e lidando com seus medos de investimento

Como você pode minimizar seus temores de investimento?

Experimente estas estratégias:

Reconheça que o medo é uma emoção humana normal. Você está fadado a sentir medo em alguns momentos de sua vida e em diversas situações.

O medo é saudável no sentido de que se seu instinto está lhe dizendo algo que é assustador, pode haver um bom motivo para esse medo. Mas se você conseguir raciocinar por meio do medo – neste caso, o medo do seu investimento – poderá experimentar aumentos saudáveis em suas contas de ações.

Minimize seus riscos: Lembre-se de que, se você diversificou sua carteira de investimentos, conforme sugerem os especialistas em investimentos, suas chances de perder grandes quantias de dinheiro são bastante reduzidas.

Faça investimentos sábios: Apesar de seu medo, pesquise exaustivamente seus investimentos e estabeleça “Sinta o medo e faça isso de qualquer maneira” como seu mantra pessoal. Com investimentos criteriosos, seu dinheiro crescerá e isso, por si só, pode diminuir seus medos.

Faça um ou dois investimentos quando os preços estiverem baixos, contanto que você tenha alguns anos para ver seu dinheiro crescer.

Conforme seus lucros aumentam, faça mais alguns investimentos. Habituar-se a fazer investimentos coloca esta atividade na sua zona de conforto, onde é menos assustadora.

Conclusão

Aprender a enfrentar e lidar com seus medos de investimento são aspectos importantes de sua vida de investimento. Reunir informações de especialistas de mercado, como Warren Buffet, e examinar seus sentimentos sobre o investimento pode fazer a diferença entre permitir que seu medo o consuma e superar seu medo para gerenciar habilmente seu portfólio.

Deixe um comentário